OS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA PARAÍBA COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ANTIRRACISTA

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Alba Cleide Calado Wanderley
Andrea Maria da Silva Lima

Resumo

O artigo aponta os jornais impressos como um recurso metodológico no ensino de História da Paraíba, objetivando um currículo antirracista na perspectiva dos Estudos Culturais a partir das leituras de imagens e temáticas jornalísticas paraibanas. Os resultados da pesquisa mostram a invisibilidade da população negra nas colunas social, de política e de economia nos jornais impressos. Nesse sentido, o trabalho propõe um olhar sensível no processo que concerne às matérias, as quais passam a ter outra conotação didática. Desse modo, os/as professores/as, na perspectiva afrocêntrica, problematizam, revelam e valorizam o protagonismo da população negra através da identidade, da ancestralidade, da memória, do fenótipo, da linguagem, entre outros. Consequentemente, a invisibilidade da história não revelada ou omitida nos jornais impressos paraibanos é ressignificada.


 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Wanderley, A. C. C., & Lima, A. M. da S. (2021). OS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA PARAÍBA COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ANTIRRACISTA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(36), 259–283. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1225
Seção
Dossiê Temático
Biografia do Autor

Alba Cleide Calado Wanderley, Universidade Federal da Paraiba

Possui graduação em Licenciatura em História (2000), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado em Educação (2009) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professora do Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da UFPB. Tem experiência na área de História e Sociologia, atuando principalmente em estudos, projetos de extensão e de pesquisas sobre as questões das relações étnico-raciais na educação, identidade, irmandades, etnografia, Ensino de História, Literatura infantil-afro-brasileira e Movimentos Sociais Negros. Membro da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Coordenadora do grupo de estudos GEINCOS e da Brinquedoteca do Centro de Educação, UFPB.

Andrea Maria da Silva Lima, Universidade Federal da Paraiba

  • Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2020), Campus I, UFPB - João Pessoa. Possui experiência na área da educação através da iniciação à docência como monitora em Sociologia da Educação I e II - PIBID|PRG|UFPB (2019-2020), assim como participou de atividades na extensão universitária - PROBEX|PRAC|UFPB (2017 - 2018), em projetos com temáticas relacionadas a etnia e identidade. Bolsista e voluntária de projetos de Iniciação Científica -PIBIC/PIVIC|CNPq/UFPB (2016-2018), com trabalhos na área da produção do conhecimento que problematiza as relações étnico-raciais. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente participa do Grupo de Estudos Formando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas (GEINCOS), linha de pesquisa Estudos Culturais e Educação.