OS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA PARAÍBA COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ANTIRRACISTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo aponta os jornais impressos como um recurso metodológico no ensino de História da Paraíba, objetivando um currículo antirracista na perspectiva dos Estudos Culturais a partir das leituras de imagens e temáticas jornalísticas paraibanas. Os resultados da pesquisa mostram a invisibilidade da população negra nas colunas social, de política e de economia nos jornais impressos. Nesse sentido, o trabalho propõe um olhar sensível no processo que concerne às matérias, as quais passam a ter outra conotação didática. Desse modo, os/as professores/as, na perspectiva afrocêntrica, problematizam, revelam e valorizam o protagonismo da população negra através da identidade, da ancestralidade, da memória, do fenótipo, da linguagem, entre outros. Consequentemente, a invisibilidade da história não revelada ou omitida nos jornais impressos paraibanos é ressignificada.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).