OS HOMENS NEGROS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca analisar as dinâmicas que a pandemia do COVID-19 pode ter alterado em relação ao autocuidado de homens negros no Brasil através do levantamento de dados de múltiplas pesquisas e boletins epidemiológicos. O momento pandêmico mostra a dinamicidade de atualização das redes sociais comunitárias frente ao momento delicado, o desamparo governamental e as desigualdades históricas instaladas na constituição da sociedade brasileira. Para se cumprir o objetivo de análise buscam-se observar características do agrupamento “homens negros brasileiros”, mesmo que internamente este grupo seja heterogêneo e circundado de diferenças entre si. A observação de documentos legais, como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem - PNAIS e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – PNSIPN, também nos auxiliará a compreender se a atual legislação está cumprindo seus objetivos na configuração de uma sociedade de direitos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).