DE LUPA NA MÃO: UMA LENTE SOBRE PESQUISAS ACADÊMICAS QUE ABORDAM A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM SERGIPE uma lente sobre pesquisas acadêmicas que abordam a educação escolar quilombola em Sergipe
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: A Educação Escolar Quilombola (EEQ), cujas diretrizes curriculares foram outorgadas em 2012, por meio da Resolução CNE/CEB n.º 8/2012, parece trafegar pelos territórios nos quais o esquecimento impera, sem receio de qualquer força (uma legislação, por exemplo) que seja capaz de tirá-la de sua inércia. E quando nos deparamos com a revelação de que determinada unidade de ensino opera segundo os preceitos da EEQ, uma avalanche de pesquisas acadêmicas comprova a assertiva de Freire (1996): todo anúncio encontra-se atrelado a uma denúncia e essa àquele. Por essa razão, consultamos as pesquisas acolhidas por dois programas de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), objetivando compreender a situação em que se encontra a modalidade de ensino em lume no estado de Sergipe. Embora as pesquisas coletadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações não contemplem todas as escolas quilombolas, elas revelam os distanciamentos entre as práticas curriculares e a EEQ.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).