CORPOS EM CENA NAS METRÓPOLES GLOBAIS: MENINAS NEGRAS, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E CINEMA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo aborda a produção subjetiva e a identidade de meninas negras nas periferias de São Paulo, Paris e Nova York, a partir da consideração sobre o corpo enquanto complexidade multidimensional (história, cultura, simbolismos, psiquismo). O campo empírico da pesquisa foi realizado nas duas cidades mundiais (São Paulo e Paris). A metodologia consistiu na observação participante, etnográfica e entrevistas a partir da psicologia social materialista histórica. Os filmes Antônia (Brasil, 2007) e Precious Jones (EUA, 2009) serviram de apoio analítico. Em Nova York o campo empírico valeu-se exclusivamente da linguagem cinematográfica. Resultados: meninas negras em São Paulo, Paris e Nova York anunciam em suas identidades importantes revoluções e transformações da sociedade.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).