DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER - REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivos: Identificar na literatura brasileira atual os tipos de preconceito contra a mulher. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nacional sobre publicações de preconceito contra a mulher, de 2008 a 2012. Resultados: Foram encontrados oito artigos sobre o tema e estabelecidas quatro categorias para discussão, a saber: Preconceito contra raça/etnia, Preconceito contra a homossexualidade feminina, Preconceito de gênero e Preconceito contra situações de saúde/doença. Conclusões: De maneira geral, os artigos discutem o preconceito contra a mulher. O tratamento injusto, descortês e humilhante aponta para o preconceito racial e a determinadas doenças, e o despreparo de profissionais da saúde no cuidado às homossexuais são fatores que levam estes grupos de mulheres a não acessarem ou permanecerem nos serviços de saúde.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).