RUBIÃO BOVARY, O PERSONAGEM NEGROGAY SOB PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo é parte de um estudo maior que teve como objeto de investigação o processo da construção “de si” negrogay na intimidade da família inter-racial e heterossexual; tendo como hipótese de partida a premissa de que os negrogays não têm, inicialmente, identidades positivas as quais possam afirmar, pelo contrário, tratam-se de identidades rechaçadas sob o ponto de vista do “outro”; logo, uma condição identitária dada a priori. Entretanto, o esforço dialético do “Eu” e do “Outro” engendra o processo da construção “de si” negrogay. À vista disso, fez-se necessário lançar mão do método (auto)biográfico. Participaram do projeto três professores baianos, no entanto, aqui, será apresentada a análise de um núcleo de significação extraído da história de vida do professor negrogays Rubião Bovary que emergiu como protagonista desta pesquisa, tornando-se o texto-base a partir do qual se organizou a análise focada na família como cenário de significação para a cor/raça de Rubião Bovary.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).