O CULTO EGÚNGÚN NO BRASIL: DIÁSPORA, ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA NEGRA NAS CIDADES BRASILEIRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo revelar e discutir as relações étnico-raciais, sobretudo, o racismo presente nas cidades brasileiras a partir do processo de diáspora do culto Egúngún no Brasil e suas táticas de resistência negra através da ancestralidade no espaço urbano brasileiro. Problematizando a relação terreiro de candomblé e cidade, opressão da sociedade mais ampla x resistência negra em três períodos: a perseguição policial e criminalização ao culto nos anos 1920-40; a especulação imobiliária e a expulsão ‘’branca’’ nos anos 1960-80; e a perseguição dos cultos neopentecostais e a intolerância religiosa na atualidade. Essa relação se dará através do desvelamento histórico do terreiro matriz, no século XX, do Culto aos Egum (o culto aos mortos ilustres, os ancestrais), o Omo Ilê Agboulá, localizado no povoado de Ponta de Areia, município de Itaparica. Esse terreiro foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN em 2015.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).