AS POÉTICAS DE ÉLE SEMOG E JOSÉ LUIS HOPFFER ALMADA EM CONTEXTO DE LITERATURAS NEGRO-DIASPÓRICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir das experiências literárias do Harlem Renaissance e da Negritude nos Estados Unidos e na França, respectivamente, o presente artigo pretende demonstrar como características desenvolvidas por esses movimentos culturais da primeira metade do século XX permanecem atuantes nas literaturas da diáspora africana e da África, no caso, na análise de poemas do brasileiro Éle Semog e do cabo-verdiano José Luis Hopffer Almada. Essas marcas de uma escrita negro-diaspórica, para além do questionamento aos cânones de seus países, desvelam linguagem contra-hegemônica para denunciar a condição de subalternidade dos negros nas sociedades, reconfiguram as rasuras da história oficial excludente, assinalam a contribuição efetiva dos negros na construção de seus países e propõem a valorização das culturas negras a favor das identidades plurais de suas sociedades. O estudo comparativo dos poemas tem o suporte teórico de W. E. B. Du Bois, Aimé Césaire, Stuart Hall, Paul Gilroy, Kabengele Munanga, Carlos Moore, entre outros.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).