LEITURA DELEITE, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DURANTE O ENSINO REMOTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo é fruto de uma sequência didática realizada, nos meses de junho e julho de 2020, em uma escola do Ensino Fundamental I, advinda da parceria entre uma professora de 3° ano e a coordenadora da escola utilizando o livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um”. Tem como objetivo introduzir conhecimentos acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana por intermédio da Leitura Deleite. Para o desenvolvimento dessa sequência, as estratégias adotadas foram: Leitura Deleite, rodas de conversa e atividades interdisciplinares. Como resultado, foram constatados avanços significativos na formação leitora, aumento da autoestima por meio da afirmação de identidades e a necessidade de trabalhos contemplando a temática ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).