LEITURA DELEITE, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DURANTE O ENSINO REMOTO

Conteúdo do artigo principal

Leocardia Cristina Reginaldo da Cruz
Jaqueline Ferreira Justino

Resumo

O presente artigo é fruto de uma sequência didática realizada, nos meses de junho e julho de 2020, em uma escola do Ensino Fundamental I, advinda da parceria entre uma professora de 3° ano e a coordenadora da escola utilizando o livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um”. Tem como objetivo introduzir conhecimentos acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana por intermédio da Leitura Deleite. Para o desenvolvimento dessa sequência, as estratégias adotadas foram: Leitura Deleite, rodas de conversa e atividades interdisciplinares. Como resultado, foram constatados avanços significativos na formação leitora, aumento da autoestima por meio da afirmação de identidades e a necessidade de trabalhos contemplando a temática ao longo de todo o Ensino Fundamental.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Cruz, L. C. R. da, & Ferreira Justino, J. (2020). LEITURA DELEITE, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DURANTE O ENSINO REMOTO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 221–240. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1010
Seção
Dossiê Temático