CRIANÇAS NEGRAS NAS ILUSTRAÇÕES DE JOSIAS MARINHO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Buscando ressaltar a importância da ilustração na literatura infantil é que este artigo tem como objetivo analisar a representatividade de personagens negras, especialmente crianças, em obras ilustradas por Josias Marinho. Trata-se de um artista politicamente comprometido com a valorização da cultura afro-brasileira e africana. Por meio da análise da ilustração propriamente dita e a sua relação com o texto verbal é que se constituíram os procedimentos metodológicos de análise das obras investigadas. Nelas, as crianças foram retratadas em cenas de afeto, recebendo amparo familiar e cuidado, praticando atos de resistência, bem como conhecendo melhor a si mesmas. Tais resultados apontam para um avanço, pois superam estereótipos produzidos ao longo da história da literatura infantil brasileira.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).