ENTRE COLOS E AFETOS: A HORA E A VEZ DOS BEBÊS NA LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho teve como objetivo analisar os livros: Tanto, tanto (COOKE, 2008); É o aniversário do Bernardo (ROSA, 2015) e Cheirinho de neném (SANTANA, 2011), todos de literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira escritos por mulheres negras e que têm bebês negros como protagonistas. Identificamos como eles contribuem positivamente para a construção da identidade da criança negra com base nos estudos de Araujo e Dias (2019); Oliveira (2003); Debus (2017); Bernardes (2018). Os resultados mostram que estes livros são construídos por textos e imagens que coadunam com uma representação positiva dos personagens negros, apresentando-os de modo a valorizar a estética negra e afirmando a agência dos bebês como produtores de cultura quando protagonizam experiências próprias desta etapa da infância.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).