A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: POR UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo busca analisar uma obra de literatura infantil afro-brasileira com foco nas formas de ser e viver uma infância negra. Para isso, apresentaremos uma breve contextualização das políticas que instituem a Educação das Relações Étnico-Raciais, sobretudo a Lei Federal 10.639/2003, responsável por impulsionar a produção editorial da literatura voltada para a diversidade étnico-racial. Evidenciaremos a literatura afro-brasileira como forma de possibilitar o reconhecimento e a valorização das histórias das crianças negras, contribuindo positivamente com a constituição de suas identidades. Por fim, apresentaremos o livro “Azizi, o presente precioso”, escrito por Lucimar Rosa Dias, como potencializador de uma prática antirracista na infância.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).