A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: POR UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

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Thais Regina de Carvalho
Eduarda Souza Gaudio

Resumo

O presente artigo busca analisar uma obra de literatura infantil afro-brasileira com foco nas formas de ser e viver uma infância negra. Para isso, apresentaremos uma breve contextualização das políticas que instituem a Educação das Relações Étnico-Raciais, sobretudo a Lei Federal 10.639/2003, responsável por impulsionar a produção editorial da literatura voltada para a diversidade étnico-racial. Evidenciaremos a literatura afro-brasileira como forma de possibilitar o reconhecimento e a valorização das histórias das crianças negras, contribuindo positivamente com a constituição de suas identidades. Por fim, apresentaremos o livro “Azizi, o presente precioso”, escrito por Lucimar Rosa Dias, como potencializador de uma prática antirracista na infância.

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Como Citar
de Carvalho, T. R., & Souza Gaudio, E. (2020). A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: POR UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 160–177. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1007
Seção
Dossiê Temático