EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: NARRATIVAS ESTUDANTIS NEGRAS

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Izaú Veras Gomes

Resumo

O presente texto busca ampliar as reflexões no campo da Educação Física escolar e da educação para as relações étnico-raciais, contribuindo para a construção de novas possibilidades de aprendizado e percepção do mundo a partir dos saberes estético-corpóreos negros. Retomando o percurso histórico que direcionou as práticas pedagógicas da Educação Física, compreende-se que a mesma esteve diretamente ligada à discriminação do corpo negro e de sua cultura. A pesquisa ancorou-se em uma perspectiva narrativa e, inspirada no ateliê biográfico de projetos, foram produzidas narrativas autobiográficas por um grupo de cinco estudantes negras que, a partir de suas escrevivências sobre a Educação Física escolar, trazem indícios de reflexões sobre a desmotivação com a disciplina provocadas por gênero e raça, o currículo embranquecido, a falta de representatividade identitária, falta de atenção docente para a cultura estudantil e possibilidades de mudanças curriculares e didáticas.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, I. V. (2021). EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: NARRATIVAS ESTUDANTIS NEGRAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(36), 573–600. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1000
Seção
Artigos