O QUE É GENOCÍDIO?

Conteúdo do artigo principal

Daniel Péricles Arruda

Resumo

Resumo: O objetivo, neste artigo, é analisar o contexto e as bases que nortearam o conceito de genocídio a partir do século XX, período marcado por muitas mortes em massa de determinados grupos. Chama-se a atenção para o fato de que, no Brasil, genocídio também é utilizado, frequentemente, para nomear as mortes de jovens negros periféricos, por exemplo. Assim, a partir da observação da história, é possível afirmar que há um genocídio vigente, no caso brasileiro? Percebe-se que, no país, devido às peculiaridades de sua formação, o que acontece vai até mesmo além do que se entende por genocídio.

Detalhes do artigo

Como Citar
Arruda, D. P. (2020). O QUE É GENOCÍDIO?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 472–489. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/898
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniel Péricles Arruda, UNIFESP e PUC-SP

Pós-doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Lógicas Institucionais e Coletivas (Nuplic), Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), Mestre em Serviço Social pela mesma instituição como bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program (2012) e possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente, é Professor do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista, vinculado ao Departamento de Saúde, Clínica e Instituições e Professor do curso de graduação em Serviço Social e do curso de pós-graduação em Gestão em Políticas Públicas e Projetos Sociais do Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Áreas de interesse/pesquisa: cultura hip-hop, relações étnico-raciais, juventude, invisibilidade, reconhecimento. Rapper e poeta conhecido como Vugo Elemento.