ADMINISTRAÇÃO DE COMUNIDADES DE TERREIRO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: ELEMENTOS EPISTEMOLÓGICOS PARA O DEBATE DE UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO AFROCENTRADA

Main Article Content

Carlos Alberto Kalinovski Hoffmann

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar elementos e conceitos para o debate acerca da administração de Terreiros, suas questões legais, valores afrocentrados e a gestão de recursos a ele atinentes. A partir de, principalmente, uma revisão de literatura acerca de constructos ligados a religiosidade de matriz africana, administração e afrocentricidade, são delineados panoramas e conceitos desta intersecção. Também é descrito preliminarmente o conceito de administração afrocentrada de Terreiros, uma pioneira tentativa de expansão das organizações religiosas africanas para a ciência administrativa. A importância desses temas se dá pela introdução da administração afrocentrada ao nível do interesse dos pesquisadores de antropologia, sociologia, teologia e da área da teoria administrativa. Ao final, há uma avaliação crítica do tema e a conclusão, trazendo reflexões e sugerindo novas proposições de pesquisa.

Article Details

Como Citar
HOFFMANN, Carlos Alberto Kalinovski. ADMINISTRAÇÃO DE COMUNIDADES DE TERREIRO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: ELEMENTOS EPISTEMOLÓGICOS PARA O DEBATE DE UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO AFROCENTRADA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 7, n. 17, p. 219-246, out. 2015. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/80>. Acesso em: 18 set. 2020.
Seção
Artigos