POLÍTICA DE COTAS E BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UFMS: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar parte do percurso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS no que se refere à implantação da Política de Cotas e das Bancas de Avaliação de Veracidade da Autodeclaração. Para tanto utilizamos pesquisa documental e bibliográfica, buscando nexo entre os documentos e as práticas que materializam as Bancas que avaliam a veracidade das autodeclarações de candidatos às vagas destinadas a estudantes negros (pretos e pardos) nos cursos da referida Instituição. A heteroidentificação consiste em um dos elementos para o desenvolvimento das políticas de ação afirmativa na educação superior. A UFMS desenvolveu as bancas de heteroidentificação por meio de documentos que oficializam e normatizam as mesmas. Os trabalhos desenvolvidos pelas bancas de avaliação e verificação representam um avanço na implementação da política de cotas na UFMS, sua importância para minimizar as fraudes e irregularidades é inquestionável.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).