RAÇA E ESPIRITUALIDADE: O PENSAMENTO CLÍNICO NAS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA ESCOLAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo se situa no contexto das discussões sobre saúde mental da população negra e foi elaborado a partir da experiência do Serviço de Psicologia Escolar de uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Itaboraí/RJ. O objetivo do trabalho é discutir os traumas que a discriminação religiosa produz em crianças em idade escolar e suas estratégias de resistência. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso, onde são descritos 4 casos e interpretados a partir dos referenciais teóricos de Patto (1990), Guzzo (2005) e Hooks (2015).
Detalhes do artigo
Como Citar
Federico, R. M. (2018). RAÇA E ESPIRITUALIDADE: O PENSAMENTO CLÍNICO NAS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA ESCOLAR. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(24), 183–197. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/580
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).