COR E SEXO NO JORNALISMO: REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NAS PÁGINAS DE DUAS REVISTAS FEMININAS

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Erly Guedes Barbosa
Silvano Alves Bezerra da Silva

Resumo

Esta investigação busca apontar como o jornalismo de revista notabilizou a imagem da mulher negra em suas páginas. A investigação trata-se de uma análise de discurso, tendo como objeto de pesquisa as revistas, de larga divulgação nacional, Claudia e Marie Claire, entre os meses de outubro de 2007 e março de 2008.  A imprensa tem se firmado, nas sociedades contemporâneas, como um desses espaços de grande relevância em que o discurso veiculado é um caminho para se tentar compreender a realidade social em questão.  Afinal, o discurso da imprensa emerge como um local de construção e reprodução das desigualdades raciais e de gênero no Brasil.

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Como Citar
Barbosa, E. G., & Silva, S. A. B. da. (2010). COR E SEXO NO JORNALISMO: REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NAS PÁGINAS DE DUAS REVISTAS FEMININAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 1(2), 133–156. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/294
Seção
Artigos