“ENTÃO EU NÃO PERGUNTO, EU OLHO E ANOTO”: RELAÇÕES RACIAIS E RACISMO INSTITUCIONAL NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE PSICÓLOGAS NO CRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo analisa como as questões raciais atravessam as práticas de psicólogas atuantes nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS de São João de Meriti. Com base em metodologia qualitativa, foram entrevistadas/os 4 profissionais de Psicologia onde buscamos verificar a execução das orientações legais regulamentadas pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP para o enfrentamento ao racismo. Constatou-se nos resultados encontrados que, apesar de o racismo ser um dos debates mais importantes do país, onde existe uma mobilização legal para o seu enfrentamento, a Psicologia ainda carece de arcabouço teórico e prático que instrumentalize amplamente os profissionais para a sua atuação na proteção básica do SUAS.
Detalhes do artigo
Como Citar
Siqueira, A. C. A. N., & Mattos, A. R. (2022). “ENTÃO EU NÃO PERGUNTO, EU OLHO E ANOTO”: RELAÇÕES RACIAIS E RACISMO INSTITUCIONAL NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE PSICÓLOGAS NO CRAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(Ed. Especi), 191–214. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1450
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).