PROGRAMA BRASIL AFROATITUDE COMO ESTRATÉGIA DE POLÍTICA DE INCLUSÃO SÓCIO-RACIAL DE ESTUDANTES NEGRAS E NEGROS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo buscou traçar o perfil e o significado do Programa Brasil Afroatitude-UnB na visão de estudantes atendidos pelo programa. Foi constatado que o Programa Brasil Afroatitude contribuiu significativamente, em termos financeiros, para a manutenção dos alunos na universidade e foi gerador de diversos ganhos simbólicos. O estudo mostrou, ainda, que o Afroatitude-UnB se constituiu em um espaço político de enfrentamento ao racismo dentro e fora dos muros universitários, funcionando como um local de acolhida para os alunos que ingressaram na universidade pelo sistema de cotas. Além disso, o programa se configurou como um dos principais fomentadores do processo identitário dos alunos. Um dos maiores méritos do programa foi o fortalecimento da identidade negra. A pesquisa mostrou, por fim, que o principal entrave ao programa foi a sua precária institucionalização.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).