MUSEUS DAS REXISTÊNCIAS: POTENCIALIZANDO HISTÓRIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO

Conteúdo do artigo principal

Walter Francisco Figueiredo Lowande, Prof. Dr.
Natalino Neves da Silva, Prof. Dr.
Jairza Fernandes Rocha da Silva, Ma.
Nayhara Juliana Aniele Pereira Thiers Vieira, Ma.

Resumo

O artigo apresenta o projeto Museus das Rexistências, que foi premiado no concurso Reimagining Museums for Climate Action, promovido pela UK Arts and Humanities Research Council e é parte dos eventos culturais que compõem a COP 26, realizada em novembro de 2021 na cidade de Glasgow. Em exposição no Glasgow Science Centre desde julho de 2021, o projeto propõe repensar radicalmente o papel dos museus diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Para tanto, considera o caráter colonialista dos museus, o racismo ambiental e reflete, a partir disso, sobre como museus comunitários poderiam constituir uma rede de resistência ecológica a partir do compartilhamento de histórias e dos patrimônios cosmológicos de comunidades que resistem, há séculos, à onto-epistemologia extrativista e genocida imposta aos povos africanos e ameríndios pela expansão colonial europeia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lowande, W. F. F., Silva, N. N. da, Silva, J. F. R. da, & Vieira, N. J. A. P. T. (2022). MUSEUS DAS REXISTÊNCIAS: POTENCIALIZANDO HISTÓRIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(41), 268–286. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1299
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Walter Francisco Figueiredo Lowande, Prof. Dr., UNIFAL-MG

Doutor em História pela UNICAMP. Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. Pós-Doutorado em andamento no LETHE/UNIRIO.

Natalino Neves da Silva, Prof. Dr., UFMG

Doutor em Educação pela UFMG. Professor Adjunto da Faculdade de Educação (FaE), Departamento de Administração Escolar (DAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro do Núcleo Gestor do Programa Ações Afirmativas na UFMG.

Jairza Fernandes Rocha da Silva, Ma.

Mestra em Educação UFMG. Geógrafa e Pedagoga. Ativista digital e feminista negra.

Nayhara Juliana Aniele Pereira Thiers Vieira, Ma., UNIFAL-MG

Mestra em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2016). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).