DESCOLONIZANDO OS CURRÍCULOS E EDUCANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PESQUISAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE RAÍZES AFRICANAS

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Evaldo Ribeiro Oliveira

Resumo

No presente artigo é apresentada a importância de pesquisas e ciências na perspectiva de raízes africanas como um elemento para a educação em relações étnico-raciais e descolonização dos currículos, seja da educação básica ou do ensino superior. Trata-se de uma abordagem que buscará compreender a colonialidade a partir da concepção do “outro da razão”; neste caso, negros e negras, como promotores, colaboradores e executores de epistemologias e práticas educativas africanas e afrodiaspóricas no campo da educação e produção de ciência. Ou seja, corpos e mentalidades negras que, buscando as raízes africanas em diferentes áreas de conhecimento, constroem epistemologias que permitem a descolonização dos currículos. Apresentam-se pesquisas e práticas educativas realizadas nesta perspectiva, desenvolvidas por professores e estudantes em formação, entre outros.

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Como Citar
OLIVEIRA, Evaldo Ribeiro. DESCOLONIZANDO OS CURRÍCULOS E EDUCANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: PESQUISAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE RAÍZES AFRICANAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. 37, p. 18-41, ago. 2021. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1260>. Acesso em: 23 out. 2021.
Seção
Dossiê Temático