OS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA PARAÍBA COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ANTIRRACISTA

Main Article Content

Alba Cleide Calado Wanderley Andrea Maria da Silva Lima

Resumo

O artigo aponta os jornais impressos como um recurso metodológico no ensino de História da Paraíba, objetivando um currículo antirracista na perspectiva dos Estudos Culturais a partir das leituras de imagens e temáticas jornalísticas paraibanas. Os resultados da pesquisa mostram a invisibilidade da população negra nas colunas social, de política e de economia nos jornais impressos. Nesse sentido, o trabalho propõe um olhar sensível no processo que concerne às matérias, as quais passam a ter outra conotação didática. Desse modo, os/as professores/as, na perspectiva afrocêntrica, problematizam, revelam e valorizam o protagonismo da população negra através da identidade, da ancestralidade, da memória, do fenótipo, da linguagem, entre outros. Consequentemente, a invisibilidade da história não revelada ou omitida nos jornais impressos paraibanos é ressignificada.


 


 

Article Details

Como Citar
WANDERLEY, Alba Cleide Calado; LIMA, Andrea Maria da Silva. OS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA PARAÍBA COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ANTIRRACISTA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. 36, p. 259-283, maio 2021. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1225>. Acesso em: 23 out. 2021.
Seção
Dossiê Temático