RUBIÃO BOVARY, O PERSONAGEM NEGROGAY SOB PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA

Conteúdo do artigo principal

ANTONIO JOSÉ DE SOUZA
Elaine Pedreira Rabinovich

Resumo

O presente artigo é parte de um estudo maior que teve como objeto de investigação o processo da construção “de si” negrogay na intimidade da família inter-racial e heterossexual; tendo como hipótese de partida a premissa de que os negrogays não têm, inicialmente, identidades positivas as quais possam afirmar, pelo contrário, tratam-se de identidades rechaçadas sob o ponto de vista do “outro”; logo, uma condição identitária dada a priori. Entretanto, o esforço dialético do “Eu” e do “Outro” engendra o processo da construção “de si” negrogay. À vista disso, fez-se necessário lançar mão do método (auto)biográfico. Participaram do projeto três professores baianos, no entanto, aqui, será apresentada a análise de um núcleo de significação extraído da história de vida do professor negrogays Rubião Bovary que emergiu como protagonista desta pesquisa, tornando-se o texto-base a partir do qual se organizou a análise focada na família como cenário de significação para a cor/raça de Rubião Bovary.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUZA, A. J., & Rabinovich, E. P. (2021). RUBIÃO BOVARY, O PERSONAGEM NEGROGAY SOB PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(37), 344–371. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1179
Seção
Artigos
Biografia do Autor

ANTONIO JOSÉ DE SOUZA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSal), SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITIÚBA/BA

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC - UCSal). Mestre em Educação e Diversidade (UNEB). Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos (IF Baiano/Senhor do Bonfim). Possui graduação (bacharelado) em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Licenciado em História pela Faculdade de Ciências da Bahia. Professor da Educação Básica do município de Itiúba/BA. Professor colaborador da Especialização em Educação do Campo (IF Baiano/Serrinha). Integrante do Grupo de Pesquisa Família, (auto)biografia e poética (FABEP/UCSal), do Laboratório LaPPRuDes - Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (IFBaiano), da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador

Doutora em Psicologia Social. Pós-doutorado em Psicologia Ambiental e Psicologia e História pela Universidade de São Paulo (USP). Docente adjunta da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Coordenadora do grupo de estudos Família, (Auto)Biografia e Poética (Fabep) da UCSal.