RAÇA, NAÇÃO E IDENTIDADE – TRANSNACIONALISMO NEGRO E DISPUTAS POR BRASILIDADE E PAULISTANIDADE NOS JORNAIS DE NEGROS E IMIGRANTES EM SÃO PAULO NO INÍCIO DO SÉCULO XX.

Conteúdo do artigo principal

Marina Pereira de Almeida Mello

Resumo

Algumas décadas após a abolição oficial da escravidão no Brasil, em um cenário marcado pelo cosmopolitismo, indivíduos e populações negras revolveram expectativas eugenistas e higienistas na cidade de São Paulo.  Romper com a estereotipia e quebrar a imagem de exótico, no sentido de seres estranhos ou estrangeiros, impunha a formulação de uma estratégia em que o grupo teve que se defrontar com barreiras externas e internas. Em meio à imigração em massa de populações estrangeiras, Família, Pátria e Educação se converteram nos principais baluartes da luta empreendida através da imprensa negra no período estudado, no sentido da construção de uma identidade positiva para o grupo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mello, M. P. de A. (2020). RAÇA, NAÇÃO E IDENTIDADE – TRANSNACIONALISMO NEGRO E DISPUTAS POR BRASILIDADE E PAULISTANIDADE NOS JORNAIS DE NEGROS E IMIGRANTES EM SÃO PAULO NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(Ed. Especi), 755–783. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/992
Seção
Caderno Temático