JOAQUIM CANDIDO SOARES DE MEIRELLES: UM MÉDICO NEGRO NA CORTE IMPERIAL (1797-1868)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo trata da trajetória pessoal e profissional de Joaquim Candido Soares de Meirelles (1797-1868), médico cirurgião, negro, brasileiro de grande influência no Império e participante de muitos e importantes processos políticos. O Dr. Meirelles foi o idealizador e um dos fundadores da Academia Imperial de Medicina, médico da Imperial Câmara, Cirurgião-mor e Chefe do Corpo de Saúde da Armada, um dos principais reformadores do Ensino Médico no Império, além de outros atributos e títulos. Entretanto, sua carreira foi repleta de desafios, decepções e preterimentos. Desta forma, meu objetivo é mostrar como Meirelles precisou lutar por direitos à cidadania dos “Homens de Cor” e superar barreiras impostas por adversários políticos e pelo racismo para construir sua trajetória intelectual e política.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).