GAMBÁS: ARTES MUSICAIS, IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS NA DIÁSPORA NEGRA NO AMAZONAS (SÉCULOS XVII AO XX)

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Ygor Olinto Rocha Cavalcante

Resumo

O presente texto busca recuperar evidências históricas da presença do Gambá como parte das manifestações culturais, políticas e de saberes no contexto de uma sociedade hierarquizada e desigual, atravessada por estruturas coloniais e eurocentricas. Nessa direção, procuramos compreender a manifestação musical como um componente político da agência de africanos – escravizados ou livres – construindo espaços de autonomia e de liberdade, afirmando saberes e culturas de matrizes africanas. Para tanto, utilizamos noticias de jornais do século XIX, relatos de viajantes estrangeiros e anotações de estudiosos em etnografia que passaram pela região. Com efeito, pretende-se contribuir para trazer ao centro do debate sobre a presença negra no Amazonas a importância de se recuperar a trajetória das artes musicais de matrizes africanas e compreende-las como parte das estratégias de luta e de resistência.

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Como Citar
Cavalcante, Y. O. R. (2020). GAMBÁS: ARTES MUSICAIS, IDENTIDADES E RESISTÊNCIAS NA DIÁSPORA NEGRA NO AMAZONAS (SÉCULOS XVII AO XX). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(Ed. Especi), 27–51. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/936
Seção
Caderno Temático