ESCRAVIDÃO E TRAJETÓRIAS DO PÓS-EMANCIPAÇÃO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE: NOTAS DE PESQUISA (SÉCULOS XIX E XX) notas de pesquisa (séculos XIX e XX).
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto busca apresentar notas de pesquisa cujo objetivo é traçar reflexões numa perspectiva histórica, acerca do município de São Francisco do Conde, localizado no recôncavo baiano, considerando o recorte temporal entre o final do século XIX e ao longo do século XX. Pretende-se refletir com base em fontes que denotam as experiências que caracterizaram os momentos finais do regime escravista e os destinos no pós emancipação de comunidades negras rurais, nos amparando em categorias tais como trabalho, família, gênero, geração e nos aportes teóricos da história social da escravidão e do trabalho. Num segundo momento, seguindo o rastro desses passados presentes, iremos traçar pequenas trajetórias de dois personagens negros e negras que contribuíram para pensar a história do município e as experiências no pós emancipação.
Palavras-chave: Comunidades negras – pós emancipação – recôncavo baiano – trabalho.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).