PÁGINAS EM BRANCO: NEGROS NA IMPRENSA BLUMENAUENSE: 1998 - 2002

Conteúdo do artigo principal

Sandro Lauri da Silva Galarca
Raquel Briana Piske

Resumo

A mídia atua como formadora e propagadora de uma imagem permanente dos atores sociais por meio de seus produtos jornalísticos, publicitários e de entretenimento. Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Regional de Blumenau, que atua no ensino, pesquisa, extensão e cultura no desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana, busca analisar qual a imagem no negro que é projetada pelo Jornal de Santa Catarina no período de 1998 a 2002, em suas mais diversas dimensões as questões ligadas à valorização da diversidade étnico-racial em Blumenau e região. Através da Análise de Conteúdo (Bardin,1997) a intenção foi fazer mapeamento quantitativo e análise qualitativa, levando em consideração textos, jornalísticos ou não, que trouxerem qualquer referência aos termos ou assuntos ligados à negritude, negros, pardos, pretos, escravos, africanos, considerando de forma ampla e abrangente todo e qualquer assunto que possa estar relacionado com sua religião, cultura, história ou presença na sociedade. Para isso, foi realizada a consulta aos materiais do acervo do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, em Blumenau. Notou-se que há poucas reportagens que discutem a temática, apesar dos negros estarem numa grande maioria de edições, porém, em posições consideradas estereótipos sociais.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Galarca, S. L., & Briana Piske, R. (2020). PÁGINAS EM BRANCO: NEGROS NA IMPRENSA BLUMENAUENSE: 1998 - 2002. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(34), 687–710. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/849
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sandro Lauri da Silva Galarca, Neab/FURB

Graduado em Jornalismo pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do RS (1994). Mestre em Comunicação e Informação pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Trabalhou em jornais, emissoras de rádio e televisão e foi professor de 2002 a 2012 na Universidade do Vale do Itajaí. Foi professor nos cursos de comunicação da Uniasselvi, em Indaial, e Unidavi, em Rio do Sul, e no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretor de conteúdo do Sistema Menina de Comunicação. Atualmente, é Chefe de Redação do Jornal Cruzeiro do Vale, de Gaspar, professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Furb e professor titular do curso de Jornalismo do Ielusc, em Joinville.

Raquel Briana Piske, Neab/FURB

Acadêmica do curso de Jornalismo, Bolsista de Iniciação Científica do Programa de Incentivo à Pesquisa – PIPe/Artigo 170, da Universidade Regional de Blumenau, Rua Antônio da Veiga, 140, Sala R-129, Blumenau – SC 89030-903, raquelpiske@hotmail.com (orientando).