PÁGINAS EM BRANCO: NEGROS NA IMPRENSA BLUMENAUENSE: 1998 - 2002
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A mídia atua como formadora e propagadora de uma imagem permanente dos atores sociais por meio de seus produtos jornalísticos, publicitários e de entretenimento. Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Regional de Blumenau, que atua no ensino, pesquisa, extensão e cultura no desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana, busca analisar qual a imagem no negro que é projetada pelo Jornal de Santa Catarina no período de 1998 a 2002, em suas mais diversas dimensões as questões ligadas à valorização da diversidade étnico-racial em Blumenau e região. Através da Análise de Conteúdo (Bardin,1997) a intenção foi fazer mapeamento quantitativo e análise qualitativa, levando em consideração textos, jornalísticos ou não, que trouxerem qualquer referência aos termos ou assuntos ligados à negritude, negros, pardos, pretos, escravos, africanos, considerando de forma ampla e abrangente todo e qualquer assunto que possa estar relacionado com sua religião, cultura, história ou presença na sociedade. Para isso, foi realizada a consulta aos materiais do acervo do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, em Blumenau. Notou-se que há poucas reportagens que discutem a temática, apesar dos negros estarem numa grande maioria de edições, porém, em posições consideradas estereótipos sociais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).