ESTÉTICAS AFRO-DECOLONIAIS E NARRATIVAS DE CORPOS NEGROS: ARTE, MEMÓRIA, IMAGEM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este ensaio discute a necessidade de proceder a uma releitura da história da arte a partir de uma lente racializada, isto é, que considera os efeitos nefastos do racismo e da colonialidade na deslegitimação de perspectivas artísticas e historiográficas não eurocêntricas. Objetiva-se refletir como as estéticas afrodecoloniais impactam no campo das artes, apontando para as amarras coloniais ainda não ultrapassadas. Daí a análise de alguns trabalhos contemporâneos, com vistas a pensar como determinados procedimentos artístico-narrativos podem contribuir para a reelaboração ativa da memória das violências historicamente endereçadas aos corpos negros e os seus modos de resistência, bem como para constituição de uma visualidade racializada.
Detalhes do artigo
Como Citar
Reis, D. dos S. (2020). ESTÉTICAS AFRO-DECOLONIAIS E NARRATIVAS DE CORPOS NEGROS: ARTE, MEMÓRIA, IMAGEM. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(34), 774–801. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/847
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).