SAÚDE E NUTRIÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo objetivou conhecer as pesquisas sobre comunidades quilombolas e, para tanto, analisou-se na literatura trabalhos que intercalasse as temáticas educação em saúde, estado nutricional e Grupo com Ancestrais do Continente Africano. Trata-se de revisão bibliográfica, realizada com oito artigos publicados no período de 2010 a 2019, disponíveis nas bases de dados Lilacs, PubMED e SciELO. Os artigos selecionados foram catalogados e identificados por título, autor, base de dados, ano de publicação, local, tipo de estudo, intervenção e principais resultados. Constatou-se que as produções trazem, em sua maioria, foco no cuidado biológico, contradizendo as bases elementares de cuidado holístico.
Detalhes do artigo
Como Citar
Vasconcelos, C. V. S., Vasconcelos, L. T. de S., Gomes, A. V., & Vieira, C. A. L. (2021). SAÚDE E NUTRIÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(36), 440–448. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/843
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).