EXU, CORPO E SEXUALIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa, desde algumas provocações contidas no livro “As vinte e uma faces de Exu na filosofia afrodescendente da Educação", as relações entre corpo, sexualidade Exu, a divindade do panteão iorubano da palavra, da comunicação, das encruzilhadas, dos caminhos, da inversão. Discutiremos também a aparição de entidades de algumas religiões de matrizes africanas, que no Brasil, receberam o nome deste orixá, e dinamizam, pluralizaram seus sentidos. O corpo e a sexualidade, como domínios vinculados ao orixá Exu aparecem também vinculados ao espaço do ensinar e do aprender, gerando potências filosóficas de interpretação das realidades de aprendizado, das políticas e do próprio conhecimento.
Detalhes do artigo
Como Citar
Roque Soares, E. L., & Flor do Nascimento, W. (2020). EXU, CORPO E SEXUALIDADE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(31). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/836
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).