O PAN-AFRICANISMO EM ABDIAS DO NASCIMENTO E A PROPOSTA DE DESCOLONIZAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A importância de José Abdias do Nascimento para a formação da intelectualidade brasileira consiste em uma inspiração à luta antirracista da população negra brasileira. A sua produção intelectual problematizou as nuances do racismo anti-negro no Brasil e articulou formas de resistência diante do apagamento da história negro-africana brasileira. Partindo de tais teses relacionamos com a proposta de descolonização de Nkolo Foé em oposição ao epistemicídio direcionado à filosofia africana. Com isso, no primeiro momento, o enfoque consistirá na concepção de Pan-africanismo através de teóricos como Marcus Garvey e Kwame Nkrumah. Por fim, retomar o pensador brasileiro através das teses presentes no Quilombismo para pensar em conjunto com a filosofia africana de Nkolo Foé a resistência política-filosófica ao racismo anti-negro.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).