PRÁXICAS AFROPERSPECTIVADAS E GRIOTAGENS EM EDUCAÇÃO
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Resumo
O objetivo desse trabalho foi refletir sobre algumas experiências em formação de professores que abordam as heranças africanas através da oralidade, musicalidade, corporeidade, circularidade, ludicidade, religiosidade, memória e outros valores da cosmovisão africana visando práticas pedagógicas afro-centradas. Tendo base teórico-metodológica a “pretagogia” (PETIT, 2015), a “pedagoginga” (ROSA, 2019) e a “pedagogia griô” (PACHECO, 2006), buscou-se analisar a viabilidade dessas experiências na formação docente em relação às questões étnico-raciais na escola. Concluiu-se que as brincadeiras e canções africanas no cotidiano escolar podem ser práticas educacionais com grande potencialidade no sentido da promoção da igualdade racial.
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Como Citar
Moreira de Oliveira, J., & Alves da Silva, J. (2020). PRÁXICAS AFROPERSPECTIVADAS E GRIOTAGENS EM EDUCAÇÃO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(31). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/827
Seção
Dossiê Temático
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