LITERATURA, DIREITO E SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES RACIAIS NO ROMANCE OS TAMBORES DE SÃO LUÍS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar como se apresentam as relações raciais no romance Os Tambores de São Luís: a saga do negro brasileiro, do escritor Josué Montello, relacionando o discurso das personagens, predominantemente negras, com as posições de parcela da literatura que discute relações raciais, principalmente a partir do pensamento de Frantz Fanon. A razão de escolha desse recorte se deve à profundidade das informações históricas e sociológicas contidas no texto do livro, o qual elegeu a luta contra a escravidão negra como o centro do protagonismo da narrativa. Nesse contexto, as vozes das personagens serão confrontadas com a parcela escolhida da literatura que trata das relações raciais. Sistematizou-se o texto em três momentos, os quais correspondem aos períodos temporais compreendidos no romance: a) o colonialismo que se instala: os quilombos como locais de fala e de resistência dos sujeitos; b) o colonialismo que se consolida: a vida urbana e os dilemas do racismo e; c) o colonialismo que perdura: a abolição e a não inclusão da população negra na emergente República. Como resultado, apresenta a relevância do protagonismo de personagens negros na literatura como sujeitos que lutam pela efetividade de seus direitos e como construtores de suas histórias. A metodologia consistiu na revisão crítica de literatura.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).