MASCULINIDADES RACIALIZADAS E AS “EXISTÊNCIAS INFERNAIS” DE JOVENS HOMENS NEGROS NO RECÔNCAVO DA BAHIA

Conteúdo do artigo principal

Julio Cesar Cerqueira Araújo

Resumo

Este artigo é resultado da minha dissertação de mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS-CAPES, 2017- 2018), desenvolvida com jovens homens negros com idades entre 16 e 24 anos, estudantes do anexo do Colégio Estadual Rômulo Galvão, localizado na zona rural da cidade de São Félix (BA).[1] O objetivo da investigação foi compreender como se constroem as identidades masculinas e os projetos de vida de jovens homens negros naquele contexto, utilizando a antropologia crítica e a etnografia como método investigativo pautado na relação dialógica e na experiência dos sujeitos. O resultado da pesquisa aponta para a racialização atuando sobre a representação de sujeitos negros, tornando suas experiências atravessadas por “existências infernais”.


 


[1] O título da minha dissertação de mestrado em Ciências Sociais é: “Antinegritude e construção de projetos de vida: uma etnografia entre jovens homens negros no Recôncavo da Bahia”, defendida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em 2019.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cerqueira Araújo, J. C. (2019). MASCULINIDADES RACIALIZADAS E AS “EXISTÊNCIAS INFERNAIS” DE JOVENS HOMENS NEGROS NO RECÔNCAVO DA BAHIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(30). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/805
Seção
Dossiê Temático