HISTÓRIAS (IN)VISÍVEIS NAS CIÊNCIAS. I. CHEIKH ANTA DIOP: UM CORPO NEGRO NA FÍSICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda a vida e a produção científica de Cheikh Anta Diop, um dos maiores cientistas e intelectuais do séc. XX. O objetivo deste trabalho é refletir como a formação diversa de Diop foi fundamental para que este intelectual inovasse e criasse ideias que revolucionaram a ciência moderna. Faremos uma breve investigação biográfica buscando, primeiro, problematizar a ausência do corpo negro na História da Ciência, sobretudo nas Ciências Exatas e, segundo, mostrar que a biografia de intelectuais negros na História da Física do séc. XX, por vezes ainda influenciada pelo Racismo Científico, é fundamental para se compreender a experiência negra antirracista e a invisibilidade destes intelectuais em práticas pedagógicas em sala de aula, livros e registros históricos da ciência. Argumentamos que a historiografia, bem como o ensino de ciências precisam levar em conta as alteridades invisibilizadas para promover a educação e a divulgação em ciências libertadora e inclusiva no séc. XXI.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).