INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA BAIXADA FLUMINENSE: RESISTINDO NOS ABRIGOS DE DUQUE DE CAXIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo almeja analisar os conceitos proteção, acolhimento, a intolerância religiosa contida nesses espaços e as medidas adotadas cotidianamente pelas crianças para enfrentar a exclusão e dos agentes públicos que ainda reproduzem uma prática intolerante e que viola direitos. A partir da revisão bibliográfica e observação participante retomamos a trajetória dessas crianças nos abrigos brasileiros que deveriam proteger. Contudo, constatamos que a intolerância religiosa e a violação de outros direitos é uma prática recorrente nesses espaços, sobretudo, na Baixada Fluminense/Duque de Caxias. Diante disso, propomos que sejam repensadas as ações nesses espaços a partir de um olhar antirracista, decolonial no horizonte do direito à liberdade religiosa.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).