MULHERES NEGRAS EM CONTEXTO RELIGIOSO: ENTRE RESISTÊNCIA E/OU SUBORDINAÇÕES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo traz uma discussão sobre as mulheres negras e suas estratégias de resistência em dois diferentes contextos religiosos: as religiões de matriz africana e as religiões pentecostais/neopentecostais. Ambos os contextos podem ser identificados como espaços de protagonismo de mulheres negras, nas quais ocupam cargos da alta hierarquia sacerdotal. Porém, ao mesmo tempo, se constituem como locais de desigualdades e hierarquias. Constatamos que as mulheres negras têm uma trajetória histórica, social e política de resistência e de liderança. Possibilitando com que, tantos as evangélicas como as candomblecistas e umbandistas, identifiquem-se quando se trata de construção e elaboração do enfrentamento aos processos de racismo e sexismo sofridos dentro e fora do contexto religioso.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).