A PERPETUAÇÃO DO RACISMO NO SÉCULO XXI E OS CASOS DE RACISMO “VELADO”
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar análises de charges que refletem a perspectiva da Análise do discurso de linha francófona. Levando-se em conta o valor das condições sócio históricas de sua produção e o diálogo com um processo histórico para fundamentar e embasar a leitura. São considerados base nesta pesquisa Maingueneau (2013 e 2014) e Fanon (2008). As três charges se encontram-se na página de divulgação e melhores charges de Antônio Julião analisadas com foco na dimensão social e crítica sobre o tema do racismo e as condições do negro na sociedade do século XXI, elemento base de reflexão deste artigo, por conseguinte, determinou a escolha do corpus. Compreende-se como fator sócio histórico o próprio motivo ideológico para o embasamento da presença do discurso racial interatuando nos espaços sociais colocando os negros em condição inferior. As cenas enunciativas apresentadas são um reflexo da atualidade, é o gênero charge compreendido dentro de uma função social, de fazer pensar, para além do humor. O fator resultante da reflexão é a compreensão da charge como um potente instrumento para conscientizar o enunciador sobre assuntos tão importantes e o quanto se pode aprender e crescer com reflexões frutuosas, polêmicas e necessárias para uma revolução no pensamento hodierno.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).