HEGEMONIA CRISTÃ – O NEOPENTECOSTALISMO E SUA RELAÇÃO COM AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo debate sobre a presença da hegemonia cristã na formação social brasileira através da relação entre Estado e Igrejas, num primeiro momento a igreja católica imbuída de um processo civilizatório, mas num outro contexto as igrejas evangélicas, também se aproximaram do poder estatal interessadas em definir espaços de atuação política, social e cultural na forma de consolidar sua visão de mundo. Nesse sentido, o cristianismo introduzido em nossa sociedade pelo catolicismo iniciou mecanismos de poder cultural, além de criar espaço para implementação de valores sociais e morais, mas foi seguido por outras denominações religiosas cristãs, na roupagem pentocostal, mas nitidamente neopentecostal, que auxiliaram na estruturação de concepções hegemônicas a respeito de uma única visão religiosa, a cristã. Contudo, apesar das divergências no meio cristão, não notamos nítida diferenciação entre católicos e evangélicos, conservadores, quando o assunto é a supressão cultural afro-brasileira ou um projeto de cristianismo hegemônico.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).