APRESENTAÇÃO | DOSSIÊ TEMÁTICO "RELIGIOSIDADES E ESPIRITUALIDADES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS E AS LUTAS COTIDIANAS CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A intolerância religiosa, assim como o racismo, é uma questão que precisa ser discutida por toda a sociedade brasileira. Fruto dos processos da formação social e política do país, a intolerância, nos últimos anos, vem mostrado uma de suas faces mais perversas, a destruição de templos religiosos e a explosão de sacerdotes sacerdotisas das comunidades onde vivem e administram seus templos religiosos. E foi justamente pesando nos processos de descolonização intelectual em prol de uma reescrita das lutas cotidianas dos grupo religiosos afro-brasileiros contra o racismo e a intolerância religiosa, suas cosmologias litúrgicas religiosas, tradições e formas de ser e estarem no mundo que o Dossiê Temático: Religiosidades e Espiritualidades Africanas e Afro-Brasileiras e as Lutas Cotidianas contra o Racismo e a Intolerância Religiosa, se apresenta. Afim de contribuir para o fortalecimento dessas resistências dentro de fora dos espaços acadêmicos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).