JOSÉ CORREIA LEITE, EDUARDO DE OLIVEIRA, EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA – MILITANTES DO MOVIMENTO NEGRO DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto pretende apresentar histórias da vida de intelectuais negros, que foram importantes no ativismo negro, na cidade de São Paulo, nos anos de 1980 e pouco conhecidos ou referenciados pelas gerações mais novas do movimento e da intelectualidade. A partir de Mário de Andrade, passamos pela trajetória de três intelectuais negros: José Correia Leite, Eduardo de Oliveira e Eduardo de Oliveira e Oliveira. São referências no século XX para a consolidação de um espaço de ativismo, transformado em propulsor das conquistas alcançadas nos anos seguintes.
Detalhes do artigo
Como Citar
Santos, I. A. A. dos. (2019). JOSÉ CORREIA LEITE, EDUARDO DE OLIVEIRA, EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA – MILITANTES DO MOVIMENTO NEGRO DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 351–371. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/696
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).