NA NOSSA PELE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
RAMOS, Lázaro. Na minha pele. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
A leitura da obra Na Minha Pele, escrita por Lázaro Ramos, é um desafio particular. O autor, que não é geógrafo, nos propõe uma reflexão para além de uma autobiografia sobre o espaço geográfico do corpo enquanto lugar de consciência coletiva, tanto quanto uma análise crítica da formação contemporânea do território negro brasileiro. O exercício de Ramos está organizado em duas linhas de pensamento de categorias de poder. Inicialmente, propõe uma construção do corpo definido como primeiro lugar de um sujeito no espaço e no tempo. Em seguida, fornece elementos para a transição do corpo vivido no território usado inserido no território negro. Se na capa do livro há o retrato da metade direita do rosto do autor é porque a metade esquerda é compartilhada nas reflexões da nossa pele.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).