SER OU NÃO SER NEGRO, EIS A QUESTÃO!
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho é uma breve imersão sobre os estudos acerca da identidade e a relação intrínseca entre nós e os “outros”. Entrecruzo minha voz a diversas outras vozes que me encaminharam pela compressão das similitudes e das diferenças entre “eu” e o “outro”, demonstrando o quanto essa relação integra a identidade, mesmo na atual conjuntura marcada pelas relações movediças, palco da hibridização e da mestiçagem imbricada nas relações étnico-raciais. Nesse sentido, tomo como contexto analítico a notícia de que a cantora Fabiana Cozza havia renunciado ao papel de Dona Ivone Lara no musical “Dona Ivone Lara – um sorriso negro”, após uma série de críticas feitas, pois, segundo comentários, ela, que é filha de mãe branca e pai negro, não teria pele negra legítima e justificável para interpretar a sambista. À vista disso, as palavras de renúncia da cantora, revelam o paradoxo de uma mestiçagem que é responsável pela aproximação e pelo distanciamento entre os indivíduos negros.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).