POLÍTICAS MULTICULTURAIS NA COLÔMBIA ENTRE DEMOCRACIA E INCLUSÃO ÉTNICA/RACIAL OU RACISMO INSTITUCIONALIZADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O multiculturalismo não resolve o legado da colonização e da escravização, embora pretenda mascará-lo sob a noção de democracia étnico-racial, políticas de afirmação positiva e pluralidade cultural no caso colombiano. Dar conta do processo de inclusão segmentada e discriminação da população afrodescendente, tomando como fonte de informação as investigações e diagnósticos que descrevem as desigualdades econômicas, geográficas e a violência que esta população enfrenta e os territórios em que vive. Partindo do pressuposto de que os padrões de desigualdade, marginalização e discriminação baseados na condição étnico-racial são expressos como precariedade socioeconômica e como racialização da pobreza; apesar do argumento das autoridades de que não há marginalização dos afro-colombianos, uma vez que suas condições de vida são as mesmas que as da população colombiana em geral.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).