ENTRE LUGARES E RELAÇÕES: A CHAPADA DOS NEGROS NAS NARRATIVAS DOS/DAS MORADORES/AS DE ARRAIAS-TO

Conteúdo do artigo principal

Rosângila Domingos Gualberto
Dernival Venâncio Ramos Júnior
Kênia Gonçalves Costa

Resumo

Esse trabalho objetiva analisar narrativas orais sobre eventos relacionados à Chapada dos Negros na cidade de Arraias-TO objetivando conhecer as memórias e as relações socioespaciais estabelecidas com esse espaço. As narrativas foram herdadas dos mais velhos que transmitiram estas memórias de geração a geração. Através das narrativas, foi possível perceber as ricas relações que eles estabelecem com aquele espaço tanto o ponto de vista da temporalidade quanto da espacialidade. O estudo dialoga com autores, como, Lima (2003); Anderson (2008); Tuan (2013) e outros. A análise mostrou que as narrativas orais sobre a Chapada dos Negros trazem histórias que fazem parte da memória da cidade, que articula pertencimento, experiências de um passado, o tempo da escravidão, bem como a um espaço, os vestígios materiais e arquitetônicos da Chapada.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gualberto, R. D., Ramos Júnior, D. V., & Costa, K. G. (2019). ENTRE LUGARES E RELAÇÕES: A CHAPADA DOS NEGROS NAS NARRATIVAS DOS/DAS MORADORES/AS DE ARRAIAS-TO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(28), 242–266. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/632
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosângila Domingos Gualberto, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Mestra em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atua nos temas: Educação, Cultura, Narrativas Orais, Memórias e Capoeira.  

Dernival Venâncio Ramos Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás; Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás; Doutorado em História pela Universidade de Brasília e Pós-doutorado em Estudos Latino Americanos na Universidade da Flórida. Professor do Curso de História e do Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea da América Latina e Caribe, atuando nos seguintes temas: literatura e história, oralidade, cultura e epistemologias populares.

Kênia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente vinculada a Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína nas seguintes atividades: Docente/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult); Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em práticas e Saberes Agroecológicos (NEUZA) e Professora Titular, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Práticas em Geografia (LEPG) do curso de Geografia; Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGENTE-IESA-UFG). Experiência na área de interdisciplinaridade, com ênfase em Geografia, atuando nos seguintes temas: ensino, formação de professores, cartografia, educação indígena, quilombola e etnias, cultura, identidades e territórios.