ENTRE LUGARES E RELAÇÕES: A CHAPADA DOS NEGROS NAS NARRATIVAS DOS/DAS MORADORES/AS DE ARRAIAS-TO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse trabalho objetiva analisar narrativas orais sobre eventos relacionados à Chapada dos Negros na cidade de Arraias-TO objetivando conhecer as memórias e as relações socioespaciais estabelecidas com esse espaço. As narrativas foram herdadas dos mais velhos que transmitiram estas memórias de geração a geração. Através das narrativas, foi possível perceber as ricas relações que eles estabelecem com aquele espaço tanto o ponto de vista da temporalidade quanto da espacialidade. O estudo dialoga com autores, como, Lima (2003); Anderson (2008); Tuan (2013) e outros. A análise mostrou que as narrativas orais sobre a Chapada dos Negros trazem histórias que fazem parte da memória da cidade, que articula pertencimento, experiências de um passado, o tempo da escravidão, bem como a um espaço, os vestígios materiais e arquitetônicos da Chapada.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).