PROJETO SAMBA NA RODA DA SAIA EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DO SAMBA EM MINAS GERAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa discorrer sobre o desenvolvimento do Projeto Samba na Roda da Saia na perspectiva de evidenciar o protagonismo das mulheres no samba de Minas Gerais. Samba na Roda da Saia traz a força das mulheres periféricas que carregam consigo inventividade, criatividade sem perder a malandragem, resistência e atitude buscando a reconstrução do lugar da mulher no samba. Essas mulheres processam movimentos protagonizadores e de alteração do caminho sinalizado pelo patriarcalismo, produzem rasuras e rompem paradigmas. Trazemos a proposta de desvelar do imaginário da sociedade a ideia de que as sambistas possuem papéis coadjuvantes na história do samba brasileiro. Samba existe porque houve mulheres que o protegeu e nós continuamos essa história de salvaguardas no Samba na Roda da Saia - uma banda composta apenas por mulheres.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).