POR UM BRASIL PARA CHAMAR DE MEU!
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, reflito as relações raciais no Brasil, fundamentada na epistemologia feminista negra. Sabe-se que são inúmeros os questionamentos e incertezas sobre a possibilidade de construção de uma nação, na qual a cidadania seja plena para todas as pessoas. As lutas empreendidas pelos Movimentos Negro e Feminista Negro, ao longo dos tempos, atualizam as pautas de reivindicações. O texto apresenta a discussão sobre a mulher Negra; a formação do pensamento racializado na nação brasileira. Abordo, ainda, alguns episódios racistas na atualidade; em seguida, o papel ativista das Mulheres negras será brevemente discutido. As considerações buscam destacar alguns desafios para a construção de uma nação inclusiva
Detalhes do artigo
Como Citar
Lemos, R. de O. (2016). POR UM BRASIL PARA CHAMAR DE MEU!. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 339–370. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/55
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).