SOCIABILIDADES NEGRAS ENTRE A DIVERSÃO E OS LETRAMENTOS: UM CLUBE LITERÁRIO E RECREATIVO NOS CAMPOS GERAIS (PR)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta como o letramento aparece nas práticas de sociabilidades negras como estratégia de inserção social e como as instituições podem ter funcionado enquanto agências de letramentos. Para isso, centra-se na apresentação do Clube Literário e Recreativo 13 de Maio, fundado em Ponta Grossa, Paraná, em 1890. As reflexões são derivadas da pesquisa de Santos (2016) sobre o referido clube e se iniciam com breve apresentação do mesmo, com contextualização sócio- histórica. Em seguida, trazemos apontamentos sobre os clubes negros, em especial no sul do Brasil, mostrando como o período imediatamente posterior à abolição da escravatura produziu estes grupos heterogêneos, com funções distintas, mas com alguns elos comuns. No final, a partir do termo “literário”, presente no nome do clube pontagrossense, aborda-se como ele pode ser lido como um possível espaço de letramentos, semelhante a algumas Irmandades Negras e outros clubes.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).